Sunday, August 06, 2006



Mais um post político


Gente, a relação entre a política e eu é de amor e ódio.
Sim, porque eu gosto de política. Apesar de não ter grandes conhecimentos a respeito, eu me interesso pelo assunto, sempre tentando entender um pouco mais.

Mas, há políticas e políticos que eu detesto. Atitudes e pessoas que me irritam profundamente. Por isso não resisti, e vim ao palanque mais uma vez.

Cansei. Estou cheia de ver as mesmas coisas toda eleição.

Caras-de-Pau: São sempre as mesmas. Aparecem a cada dois anos, sorridentes. Acho que no fundo essa gente é legal. Afinal, eles apertam as mãos de todo mundo, pegam a criança de carinha suja no colo, abraçam simpaticamente as velhinhas. Gostam de tirar foto junto com as pessoas, independente de seu nível social. Passeiam alegremente pelas ruas, cumprimentando os pedreiros e empregadas. Visitam regularmente orfanatos e asilos, dando o máximo de atenção aos internos, apiedados e solidarizados com a sua situação precária. Ascenam para todo mundo... são realmente pessoas populares, cidadãos queridos por toda a sociedade. Ah! E tomam cafezinho e pão com manteiga no boteco do Seu Joaquim! Será que eles gostam de ovos coloridos e sardinha frita também?

Santinhos: Juntamente com as faixas, flâmulas e out-doors feios que doem, são distribuídos fervorosamente pelas ruas. Alguma novidade, proposta inteligente ou “mentiras acreditáveis”??? NÃÃÃÃÃÃÃO!!! Apenas mais alguns quilos de lixo espalhados pelo chão da cidade... inúteis, porque ninguém perde tempo lendo essas baboseiras. E as fotos utilizadas? Todas tiradas vinte anos atrás... o que, cá entre nós, não melhora a aparência do coitado.

Dingles políticos: Musiquinhas idiotas e irritantes, que tocam o dia inteiro na cabeça do pobre e desesperado eleitor. O pior, é que quando a pessoa acha que vai chegar em casa e relaxar, as malditas insistem em ficar tocando na cabeça! Quando vai ver, está cantarolando também! Grudentas como chiclete no chão, não são esquecidas nem que a vaca tussa. Ano após ano, os amestrados eleitores já as conhecem de cor. Acho que elas tomaram no cérebro do brasileiro o espaço que cabia ao Hino Nacional... Ninguém mereceeeeeeeee!!!

Horário Eleitoral Gratuito: O megashow de hipocrisia e demagogia, é outra ferramenta inútil aos olhos do eleitor, por não ser definitivamente a expressão da realidade. Só serve mesmo para interromper a “nossa programação”. Os programas dos canditatos mais “favorecidos” são no formato “entrevista”, como se a figura fosse alguém por quem muito nos interessamos (como se desse para acreditar em alguma sílaba do texto ensaiado). Os dos menos favorecidos, então? Cruz-credo! Os pobres sempre falam correndo os seus números, na esperança de que alguém pegue um papelzinho pra anotar. Doce ilusão! Fora que tem os fanhos, os gagos, os mudos, os doidos, os que lêem maquinalmente o texto, os que cantam trechos de músicas velhas, os que falam abobrinha, os que levam a bíblia debaixo do braço, os que têm som de funk ao fundo. Na última vez, até apareceu um candidato a deputado estadual dizendo o absurdo:

“Estou aqui não é para ajudar ninguém. É para ajudar a mim mesmo. Estou desempregado, precisando de dinheiro. Por isso, votem em mim!!!”

E a surpresa: Não é que o cara foi eleito???

Codinomes inacreditáveis: Ahhhh... esses dão pano pra manga. É cada coisa que aparece! A maioria deles precedido por “Zé”, “João” ou “Pastor”. Quando os filhos dos tais também se candidatam, seus nomes são iguais ao do pai, terminados em “inho”, que é pra todo mundo ter certeza. Mas tem uns legais, como o de um candidato a vereador da minha cidade, na última eleição, chamado “Uostom”. Deve ter sido uma tentativa de batizá-lo de “Washigton”...

Debate: São os melhores, porque eles adoram deixar um ao outro “de calça curta”, para o deleite do cansado eleitor. Além disso, nessa hora é que aparecem algumas verdades. Mas tem outras coisas interessantes, como o Bonner chamando a atenção do falante candidato que ultrapassou seu 1 minuto de tréplica, o que também é divertido. E quando o programa volta do intervalo e a gente pega os indivíduos discutindo fervorosamente, despercebidos de que o programa voltou ao ar? Ai, ai... eles debatem lá, e a gente se debate por aqui, hehe.

Devotos e homens santos em geral: Pessoas que se aproveitam da ingenuidade dessa gente fragilizada para serem eleitos, garantindo assim a sua vida de conforto, dinheiro no bolso e facilidades. Não se pode misturar política e religião, não da forma como é feito. Se o cara é honesto e bem intencionado, ele deve mostrar isso quando já estiver lá, exercendo o seu mandato dignamente. Nessa hora é que ele deve mostrar que é cristão, que é devoto a Deus. Não precisa dizer isso na sua campanha. Decerto Deus não endossa atitudes canalhas como essa. E, se todos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo, crença ou raça, porquê ainda é permitido esse tipo de influenciação sórdida e desonesta? Simples... Porque é um recurso fácil e lucrativo.


Enfim, poderia listar aqui uma infinidade de coisinhas que se repetem a cada eleição. Mas chega, né? Cansei.

16 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Amanda, seu post político é a descrição da realidade política que a gente vive. É tudo isso mesmo! E como vc, tenho horror de candidato que apela prá Deus. Álias, quando vejo gente fazendo isso, de antemão, já sei que o camarada é desonesto! Ah! E as músicas?!! Também as vezes começo a cantar sem sentir, acredita? Ai que raiva que dá!! A gente sofre em tempo de eleição, né? O processo democrático que a gente vivencia, e que acredito ainda estar engatinhando, é de doer!Beijos!

7:01 PM  
Blogger Eu said...

Pois é Amandita... eu concordo com vc em tudo. Mesmo assim, sabemos que ainda existem políticos honestos sim... eu aposto nisso pq penso que existem pessoas honestas como eu, vc e nossos amigos queridos. Então, minha esperança ainda resta.
Beijos...

Te lov!!!!

8:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Uma coisa que é absurda é minha visão atual da politica quando vc conhece o direito vc entende como tudo funciona e como eles manipulam as coisas a favor deles só conhece a fundo a politica quem conhece o direito constitucional.
Desse seu post atual discordo dos dingos de campanahs eu gosto deles :) .
bjs

2:10 PM  
Blogger Amanda said...

Enoisa: A gente sofre sim... e muito! Mas ainda tenho esperança de que vai chegar a hora da nossa virada. Quanto aos dingles, eu canso de me pegar cantando distraidamente esses refrõezinhos brabos, rsrss... bem, pelo menos não sou eu quem conduz esses carros de som! Esses caras sim devem sofrer muito mais, rsrs...
Beijinhos!!! :-)

8:23 PM  
Blogger Amanda said...

Lua: Sim, devem existir sim. Mas serão eles tão resistentes a ponto de não sucumbirem à pressão da massa corrupta? Acho que, se não houver colaboração por parte do povo brasileiro, não chegaremos a lugar nenhum. Mas sim, tenho ainda esperança. Tem muita gente boa por aí, produzindo, ajudando, construindo, levando a frente projetos que mudam a vida (e a visão) das pessoas. Com certeza Deus os apoiará no que der e vier (ao contrário do que dizem tantos "santos" cujas caras já estamos cansados de polir com peroba-rosa), e a gente vai sair deste ciclo vicioso.
Beijos mil, "doce menina"!

8:29 PM  
Blogger Amanda said...

Mário: Que surpresa boa a sua visita no meu humilde espaço!!!

Bem, no meu trabalho tenho lidado com processos judiciais, e começo a conhecer um pouco mais desse estranho mundo. O que você disse é realidade. E os safados, é lógico, fazem de um tudo para impedir as mudanças tão necessárias dos nossos ultrapassadíssimos códigos. Os deputados, que deveriam defender as vontades e necessidades do povo, não sabem o que é trabalho. É tanta ausência, atraso, incompetência, antiética, assédio moral, corrupção e insubordinação (sim, por que acima deles estão as nossas necessidades), que, se eu fizesse o mesmo na empresa onde trabalho, com certeza teria sido mandada embora em uma semana. Com todo mundo é assim... só não funciona assim com eles porque somos passivos demais.

O poder está nas mãos dos deputados que elegemos. Não quero ser representada por uma figura medíocre e indecente. Acho que vou fazer uma campanha:
Voto consciente jááááá!!!

Mil beijos... e volte sempre que quiser!

8:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

bom dia querida amiga Amanda
eu tb não gosto muito de politica mas sei que a frase QUEM NÃO GOSTA DE POLITICA SERÁ GOVERNADO POR QUEM GOSTA é verdadeira. então procuro sempre me inteirar sobre a vida e as propostas dos candidatos e tentar escolher o melhor.
uma opção é votar nos candidatos com propostas sociais e de posicionamento politico de centro ou de esquerda. os politicos de direita só querem se perpetuar no poder e votar assuntos que prejudicam ainda mais a vida do povo trabalhador.
valeu pelo otimo post.
beijos.

4:23 AM  
Blogger Jady said...

Menina... Eu tinha um professor de política que fazia a gente vê-la com outros olhos. Realmente, a política, por política, é linda demais. Uma pena que as pessoas não "a fazem" direito e, no final, a gente acaba detestando tudo isso...

beijo em vc

7:11 AM  
Blogger Amanda said...

Carlos: Olá! Boa noite!!!

Berm, Carlos, acho que você está com a razão. Eu também sou "esquerdista", porque acho que, se alguma mudança em prol do povo virá, certamente partirá deste lado. Acho que a postura dos políticos de direita é "conservadora" demais. Está certo que a economia importa, e muito, para o país. Mas é preciso também aplicar o dinheiro arrecadado através dela em coisas importantes, prioritárias para a população. Acho que o político ideal é aquele que sabe associar interesses entre os administradores públicos e os privados, criando alianças lucrativas para ambos os lados que gerem emprego, renda e melhorias na qualidade de vida das pessoas.

Grande abraço!

7:36 PM  
Blogger Amanda said...

Jady: A política é linda sim. Por isso digo que a amo. Quem é feia demais é a corrupção, que existe por todo o lado. Ela é a responsável pela miséria, pela fome, pelas crianças de rua, pelo trabalho explorador, pelo trabalho infantil, pela falta de saúde, pelo número gigantesco de mortes por dia, pela violência, pelo medo.
O que falta é alguém capaz de contorná-la, de exterminá-la, de superá-la. É nessa cara que quero votar, mas com o injusto sistema eleitoral que temos, será como procurar agulha no palheiro, correndo um imenso risco de não haver agulha nenhuma naquele meio.

Beijim!!! :-*

7:47 PM  
Blogger Unknown said...

Oi Amanda..
tudo bom?
Amiga da Bel?
hahaha
Adorei que as amigas da Belzinha vieram em massa me conhecer.
Pelo jeito da Enoisa também...
TÕ em casa então...
política? também tenho um sentimento bem de dualidade...não aguento e me interesso de vez em quando...
mas me entristece esta conjuctura..este povo meio "fora da casinha" sem noção e sem crítica...
Mas vamos ver o que vai dar.
Agradeço a visita no aniversário e te convido para fazer parte dos que me ajudam na limpeza.
beijo e fui!

5:11 AM  
Blogger Amanda said...

Dani F.: Olá menina!!!
Que prazer em vê-la por aqui!
Hehehe... A Bel tá sempre promovendo estes encontros maravilhosos, rsrs...

Quanto ao comerntário, acho realmente desanimador ver que a maioria das pessoas não conhece e tampouco se interessa por política. Mas acho que, depois dos últimos acontecimentos, o pessoal ficou um pouquiiiiinho mais ligado...
É como você disse... vamos ver no que vai dar.

Graaaande beijo, e seja sempre bem vinda neste modesto cantinho!

7:11 PM  
Blogger Jady said...

Passando pra te desejar um final de semana feliz. Beijos

9:52 AM  
Blogger Quatro mãos said...

Sabe quem são os culpados por esse "samba do criolo doido"?

Nós mesmos...

Se soubéssemos votar conscientemente não estaríamos nessa situação...

Propaganda política é necessária, não adianta reclamar, temos que ser ativos politicamente...

que a mudança comece por mim...

10:23 AM  
Blogger Amanda said...

Olá Lobo!!!
Acho que você tem toda a razão. A gente faz a mudança mesmo. Mas, acho que muita coisa tem que ser mudada, a começar pela constituição. Tá chegando a hora do povo dar um basta. E nem digo apenas nas urnas não.
Tem que haver um movimento pela conscientização da população.
Tem que haver mais educação, mesmo que seja oferecida independentemente do governo, senão a gente não sai desse ciclo.

Grande beijo!!!

9:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

voo-noturno.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading voo-noturno.blogspot.com every day.
payday loans bc
faxless payday loans

8:51 PM  

Post a Comment

<< Home

|